Arvore Natalina, Curiosidades

Sua origem é muito antiga, o pinheiro, já era considerado como um simbolo divino por povos pagãos, usada para cultuar seus deuses, simbolizava a aliança entre o céu e a terra. 


Como exemplo da cultura presente na época, na Assíria, a deusa Semiramis havia feito uma promessa aos assírios, de que quem montasse uma árvore com enfeites e presentes em casa no dia do nascimento dela, iria abençoar aquela casa.



Esta cultura pagã se espalhou por muitas regiões da Europa e da Asia, com isso, no início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com a mesma, mas como não conseguiu, ele decidiu em associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus, conhecida pelos cristãos como arvore natalina.



A nova crença, agora cristã, tomou força a partir de 1530 na Alemanha quando Martinho Lutero afirmou que, ao ter visto a beleza dos pinheiros cobertos de neve em meio a noite, decidiu reproduzir o cenário em sua casa para entender como era a noite que jesus nasceu.



Com a disseminação da cultura cristã, a arvore natalina se espalhou em diversos lugares do mundo, ocupando a maior parte, alguns países representem de forma diferente, mas com o mesmo significado. 



Fontes:

Comentários