Qualquer
coisa que altere o modo como nos sentimos emocionalmente gera um impacto na
nossa saúde física, de acordo com a ciência da psiconeuroimunologia.
Há 3 principais sistemas que promovem a manutenção do corpo: O sistema nervoso, o sistema hormonal (endócrino) e o sistema imunológico. Estes sistemas estão ligado em comunicação, se algo afeta um deles, os outros dois sistemas serão afetados. Para que este impacto não aconteça é necessário que aja um bom ambiente em sua volta, para que o mesmo não possa interferir de forma negativa ao curar o corpo, pois cada sensação negativa desencadeia os hormônios de estrese.
Trocar um ambiente estressante por cores, paisagens e sons naturalmente calmantes ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Isso vem sendo estudado há muito tempo, desde que as organizações tinham as primeiras abordagens as pessoas, saindo da visão do ser humano como "maquina", claro que os primeiros estudos não foram tão eficazes, pois não havia tecnologia necessária para analisar os impactos internos ao corpo.
O que estudos mais modernos comprovam, é que o estresse é detectado sistema nervoso, que comunica com o sistema hormonal para aumentar esses hormônios: cortisol, adrenalina e noradrenalina (epinefrina). Esses hormônios ativam órgãos e tecidos, incluindo seus pulmões, coração e músculos esqueléticos, causando uma reação ao corpo podendo ela ser física e ou psicológica. Embora essa reação pode ser curta, ela pode desencadear uma serie de problemas que podem ser irreversíveis mais tarde.
Epidemiologistas
dizem que entre 80 e 90% de todas as doenças humanas são relacionadas ao
estresse, controla lo é uma medida essencial. maior parte de nosso dia
passamos trabalhando, local que muitas vezes se acumula o maior
estrese.
Veja
mais sobre o assunto aqui. O artigo
original é essencial para o entendimento do assunto, e não deixe de
comentar abaixo.
Comentários
Postar um comentário